Andarilhos Errantes: sobre o apego doentio às coisas materiais e a idiotice humana

 


#Livro: Andarilhos Errantes

Trecho de diálogo sobre o apego doentio às coisas materiais e a idiotice humana

Hoca: o tal do Rousseau, aquele que abandonou os próprios filhos e escreveu seu 'grande livro' falando como educar crianças, apesar do grande babaca que foi, até que não estava errado quando disse: “O primeiro homem que, havendo cercado um pedaço de terra, disse “isso é meu”, e encontrou pessoas tolas o suficiente para acreditarem nas suas palavras, este homem foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras e assassínios, de quantos horrores e misérias não teria poupado ao gênero humano aquele que, arrancando os marcos, ou tapando os buracos, tivesse gritado aos seus semelhantes: Livrem-se de escutar esse impostor; pois estarão perdidos se esquecerem que os frutos são de todos, e a terra de ninguém!”. Concordo com ele, nesse ponto, e digo mais: 'maldito foi o primeiro humano que se apegou às coisas materiais e achou que aquela postura doentia era uma atitude linda de ser ver, muito inteligente! E piores foram os que não se levantaram contra isso! Bando de idiotas! Imagina a idiotice do ser humano dar valor absurdo a uma rocha que chama de Ouro? E o bando de idiotas da grande massa concorda com um absurdo desses e pior, mata e morre por uma coisa dessas?! Não é uma tragicomédia tremendamente absurda isso tudo?
    

Rúlio: novamente, meu caro, a maioria esmagadora da humanidade sempre foi burra pra cacete e incapaz de reagir contra os piores abusos criminosos, contra as piores injustiças e até mesmo contra a mais macabra miséria.

(Trecho do Livro Andarilhos Errantes, E-Kan, 2022).

(Imagem: Paul Delvaux)

#literatura #brasil #photography #mundo #apego #materialismo #filosofiarealista #ekan #eghuskaninnri #livros #i #instagood #inspiration #instagram #leia #lifestyle #conhecimento

LANÇAMENTO DO LIVRO EM BREVE, INFOS AQUI MESMO! ACOMPANHEM!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM POUCO DE SÊNECA: "Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida"

Os idiotas confessos. Texto de Nelson Rodrigues (1968)

REENCARNADO - BREVES RELATOS DE UM DOS ÚLTIMOS CAPELINOS, EXILADO NO PLANETA TERRA