Pessoas


Trecho do Livro: Andarilhos Errantes: 

Rúlio e Digão dialogam sobre a Ciência e a Filosofia, na cela da cadeia pública.

[...] Digão: ah garoto! A Ciência! Né não? Não é para isso que serve a Ciência? Para matar a cobra e mostrar o pau, mostrar e provar se isso ou aquilo é verdadeiro? E mais, se essa verdade pode mesmo ser experimentada, vivida?

Rúlio: caceta Digão! Que papo massa! É isso mesmo meu amigo! Mas tem um problema aqui. A Ciência, como todas as coisas nesse mundo, não está livre de ser usada por pilantras para criarem dogmas e até certos mitos, patifarias. Por isso, penso eu, que precisamos de uma segunda ferramenta menos inútil para que possamos refletir e pesar o que é o que não é de fato, verdadeiro e se útil ou não.

Digão: qual?

Rúlio: a dita cuja filosofia! Mas não essa baboseira que pregam nas universidades em 4 anos de encheção de linguiça. Estamos falando de filosofia de verdade, a que duvida, que pondera, que reflete, que busca a verdade e o esclarecimento de fato visando derrubar as pilantragens, os mitos, as ilusões. Tem que ser uma filosofia séria, uma que destrua as enganações, até mesmo enganações ou compreensões equivocadas da Ciência!

Digão: Aí já é demais para a minha cabecinha!

Rúlio: meu amigo, é simples, nem a Ciência, nem a filosofia, nada nesse mundo escapa de ilusões, enganações, pilantragens, falcatruas, pois são coisas feitas por pessoas, e há pessoas de todo tipo nesse mundo, há pessoas boas, pessoas sérias e também há muito FDP nesse mundo! Não é?

Rúlio: meu amigo, é simples, nem a Ciência, nem a filosofia, nada nesse mundo escapa de ilusões, enganações, pilantragens, falcatruas, pois são coisas feitas por pessoas, e há pessoas de todo tipo nesse mundo, há pessoas boas, pessoas sérias e também há muito FDP nesse mundo! Não é? [...] 

LIVRO PARA COMPRAR EM CLUBE DE AUTORES: https://clubedeautores.com.br/livro/andarilhos-errantes

Emerson E-Kan


___

#filosofiarealista #realismologia #brasil #pensamentos #reflexao #instagram #instagood #inspiração

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas deste blog

UM POUCO DE SÊNECA: "Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida"

Análise minimalista dos poemas: "Lá vai verso!" e "Quem sou eu?" de Luiz Gama

Os idiotas confessos. Texto de Nelson Rodrigues (1968)