Diante da Incomensurabilidade Interestelar, ainda somos meras partículas de poeira cósmica pensantes

 


Trecho do novíssimo livro nosso: "20, 40, 60 -  Os  três pontos de virada da vida":

[...] E quanto à nós, Espíritos de Letras, Livres e Realistas, essencialmente, como observadores atentos da humanidade, o que temos a dizer sobre tudo isso? Diante da Incomensurabilidade Cósmica Interestelar, tudo está em aberto e tudo é possível. Como assim? Diante da Imensidão Cósmica Interestelar, da Incomensurabilidade da Vida e da Inefabilidade da Existência, todo o nosso Conhecimento, a nossa mais profunda Filosofia e a nossa mais alta Ciência são ínfimos, tacanhos e não passam de uma pequena parte da infinitesimal partícula de poeira cósmica pensante que nós somos, em todos os sentidos.        
        'Ainda não entendi!', dirá o leitor desatento. Explico: diante da Imensidão Cósmica, considerando que o nosso mais elevado Conhecimento é quase uma piada, já que pouco sabemos de fato sobre o Cosmos, o Universo, a Vida, a Existência e todo o resto, 'a única certeza é que não temos certeza sobre nada além da humanidade'. Logo, tudo está em aberto, tudo é possível, ou seja, há muito mais do que há, mas como é esse 'muito mais do que há', esse 'outro lado da vida' e do 'Cosmos não observável', ninguém saberá. Por milênios há quem diga que 'a vida além', 'o outro lado', 'a existência espiritual, quântica', é para cada um, de uma forma intimamente diferente, e que 'os espíritos só veem o que querem ver.(*_1)
        Enfim, resumindo esse assunto:  o que sucederá após a morte definitiva, de fato? Ninguém tem certeza absoluta sobre nada, nem mesmo as muitas crenças e teoréticas espiritualistas, nem mesmo a dita Ciência 'tradicional', já que, como explicado didaticamente acima, o mais elevado conhecimento humano, diante do que ainda não conhecemos sobre o Cosmos, a Vida, a Existência, sobretudo, as Forças que mantém A Vida e a Evolução da Vida em toda a Incomensurabilidade Cósmica, não é o suficiente para, ao cabo, afirmar nem negar, com certeza e exatidão, a existência de nada além da humanidade e dessa vida intrafísica.    
        Contudo, com uma certeza empírica e segura sobre a vida intrafísica em si, podemos dizer que, aqui, 'morreu, acabou'. Aqui, nessa dimensão da Vida, tudo o que você era, deixa de ser, é game over mesmo e não há choro, nem esperneio, nem crença, nem certeza, nem nada que mude isso. Entretanto, em nível de teoria, podemos dizer que, a partir da morte intrafísica, é bem provável que todos, sem exceções, iniciem uma nova jornada na estrada eterna da Evolução. Mas, porém, como será a coisa toda, aí cada um, talvez, saberá quando lá chegar. Fora disso é mera conjectura, falácia, crentelhice, bobagem e, no máximo, uma boa teoria para discutir com os amigos num jantar ou numa mesa de bar. Não é?

(In__#Livro: "20, 40, 60 - Os  três pontos de virada da vida", Emerson E-Kan, 2022, no prelo). 

___

Imagem: Jacek Yerka, Epitáfio.

___

___
Tag´s: #FilosofiaRealista #FilosofiaSupraRealista #vida #experiencia
#poesia #instagram #instagood #inspiração #ekan #eghuskaninnri #brasil #literatura #literaturabrasileira #filosofia #textos #humanidade #bookstagram #livros #brasileirosemportugal #arte #literatura #ExistencialismoCosmico #Realismologia #felicidade #noticias #pop #work #world #space #sentimentos


__

Blog E-Kan: https://ekanxiiilc.blogspot.com/

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas deste blog

UM POUCO DE SÊNECA: "Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida"

Análise minimalista dos poemas: "Lá vai verso!" e "Quem sou eu?" de Luiz Gama

Os idiotas confessos. Texto de Nelson Rodrigues (1968)