Farsa, estelionato, golpe e falsidade ideológica na política em sistemas ditos democráticos


Durante o 'Linhas Cruzadas' da Tv Cultura de 24/06/2022, Pondé disse que a Democracia tem todo tipo de coisa, demagogia, populismo, corrupção mas é o melhor regime que tem, ou melhor, 'é o que tem para o momento'. Já o Filósofo, José Luiz Bueno, da FAP, sobre o aspecto teatral da democracia, comparou a farsa política no regime democrático com a farsa circense. 

 JLB disse que as figuras políticas são caricaturas, personagens e que nós não sabemos que tipo de pessoas são os políticos na verdade porque só conhecemos as suas caricaturas, seus personagens. Ele diz também  que as práticas circenses aparecem com quando políticos 'sacam coelhos da cartola', em verdadeiro ilusionismo. No circo a farsa é lúdica, nos distrai e nos proporciona, já na política a farsa tenta parecer a verdade. 

 Ao fim, Pondé diz que apesar de seus problemas, a Democracia consegue 'segurar', conter a violência. 

Muito interessante as colocações dos dois, mas há uma diferença gigantesca entre farsa política e estelionato, golpe, falsidade ideológica. A política, especialmente, no Brasil, perdido na corrupção sistêmica, caminha mais pelo lado do crime, do poder pelo poder, por isso, caminha mais para o estelionato, a farsa criminosa. 


E-Kan

___

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas deste blog

Análise minimalista dos poemas: "Lá vai verso!" e "Quem sou eu?" de Luiz Gama

UM POUCO DE SÊNECA: "Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida"

Os idiotas confessos. Texto de Nelson Rodrigues (1968)