O cidadão de bem consigo mesmo e o cidadão de mal consigo mesmo


O cidadão de bem consigo mesmo não idolatra político algum, cobra, questiona, bota contra parede, pega no pé, sobretudo, exige transparência e prestação de contas do dinheiro povo usado pelos políticos. 

O cidadão de mal consigo mesmo, ressentido, ignorante por escolha própria, fanatiza, idolatra e comete crimes de todos os tipos, incluindo fake news 24 horas por dia, nas redes sociais e cara a cara, até para as pessoas que diz amar e respeitar. Tal tipo é como os minions do desenho animado, quer dizer, sempre está procurando um malvado para idolatrar e defender. 

Todo indivíduo desse mundo, rico ou pobre, analfabeto ou letrado, homem, mulher, LGBTQIA+, novo ou velho pode escolher entre ser um cavalo, um burro, um gado ou uma pessoa sensata, crítica, honesta intelectualmente, de bom senso e educação, não é?

A mesma coisa vale para níveis maiores de pensamento, reflexão e de vivência e até sobre assuntos filosóficos, éticos, espirituais, religiosos, cósmicos, existenciais. 

SOBRE HONESTIDADE INTELECTUAL

Um exemplo: na nossa página 'Realismologia' do Twitter, experimentamos postar uma foto sobre Projeção Astral. A (P.A = Projeção Astral) é tão antiga quanto a humanidade e existe, ao menos em nível de teoria e crença, descrita desde tempos imemoráveis. Com efeito, é à partir da Projeciologia e da Conscienciologia que a (P.A) toma contornos de uma ciência alternativa de vanguarda, com base nos estudos do Waldo Vieira, se é que podemos dizer dessa forma. 

A questão aqui é sobre qual a impressão e como as pessoas se expressariam em relação ao assunto que não tem comprovação científica, não pelo viés da ciência tradicional. É besteira ou real?

Desta forma, verificou-se que a maioria acredita que é real, que já passaram por isso, 'sair do corpo físico', mas que não sabem explicar o porquê. 

Uns poucos, mais afoitos, sentindo-se afrontados, já partiram para o confronto, sendo ironizados em seguida, claro.

E pouquíssimos expressaram-se, a seu modo simples, com uma importante honestidade intelectual.

Exemplo: 


Resumindo: essa é a diferença entre os que são sinceros consigo mesmos e os fanáticos que tentam fazer do limão podre de suas experiências pessoais uma limonada absolutista e inquestionável! 

Honestidade intelectual, ser sincero consigo mesmo, de bem consigo mesmo é ter vergonha na cara diante de si mesmos antes dos outros e do mundo, ou, em nível mais profundo: honestidade intelectual = ter vergonha na cara diante de si mesmo, dos outros e do mundo, e, sobretudo, ter coragem se de ser de verdade!

 

Emerson E-Kan

Filosofia Realista Prática  


---


_
Tag´s: #FilosofiaRealista #FilosofiaSupraRealista #vida #experiencia
#poesia #instagram #instagood #inspiração #ekan #eghuskaninnri #brasil #literatura #literaturabrasileira #filosofia #humanidade #bookstagram #livros #brasileirosemportugal #arte #literatura #ExistencialismoCosmico #Realismologia #felicidade #noticias #teoria #pop #space #whisky #drinks #bukowski #verdade

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas deste blog

UM POUCO DE SÊNECA: "Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida"

Análise minimalista dos poemas: "Lá vai verso!" e "Quem sou eu?" de Luiz Gama

Os idiotas confessos. Texto de Nelson Rodrigues (1968)