Samantha Reed Smith: a garotinha que deu um grande exemplo pela paz e nos ensina que O Amor é A Lei das leis


Lendo um pouco da história desse mundo insano, injusto e violento, cuja humanidade está num avançado processo de emburrecimento, de idiotização, de imbecilização, de brutalização, de 'humanidade zero', processo esse impulsionado, turbinado pelas REDES UMBRAIS SOCIAIS, observamos um gesto simples de uma garotinha de dez anos de idade que balançou o mundo durante a Guerra Fria entre EUA e a União Soviética em 1982, quando ainda estava na 5ª série.


O GIGANTESCO EXEMPLO DE SAMANTHA

Samantha Reed Smith, preocupada com o temor de uma guerra nuclear que pairava sobre todo o Planeta, incentivada pela mãe, escreveu uma carta ao líder da antiga União Soviética, Yuri Andropov.

Prezado Sr. Andropov

?Meu nome é Samantha Smith.
Eu tenho dez anos de idade.
Parabéns pelo seu novo emprego.
Eu estou preocupada sobre a Rússia e os Estados Unidos estarem se preparando para iniciarem uma guerra nuclear.
O senhor votará em que haja uma guerra ou não?
Se não, por favor, diga-me como o senhor vai ajudar a não haver uma guerra?
O senhor não precisa responder esta pergunta, mas eu gostaria de saber por que o senhor quer conquistar o mundo ou pelo menos nosso país.
Deus fez o mundo para nós vivermos junto em paz e não para brigarmos.

Atenciosamente,
Assinado.: Samanta Smith

E incrivalmente, Andropov respondeu Samantha com outra carta dizendo:

Cara Samantha

Eu recebi a sua carta, que é como muitas outras que me chegaram recentemente vindas do seu país e de outros países ao redor do mundo. Parece-me e eu posso perceber pela sua carta, que você é uma menina corajosa e honesta. Assemelha-se a Becky, a amiga de Tom Sawyer no famoso livro de seu compatriota Mark Twain. Este livro é bem conhecido e amado no nosso país por todos os meninos e meninas.

Você escreve que está ansiosa sobre se vai haver uma guerra nuclear entre os nossos dois países. E você perguntou o que nós estamos fazendo alguma coisa para não haver a guerra. Sua pergunta é a mais importante de todos aquelas que colocam o homem a pensar. Eu vou responder-lhe de forma séria e honesta.

Sim, Samantha, nós da União Soviética estamos fazendo de tudo para que não haja guerra na Terra. Isso é o que todos soviéticos querem. Isso é o que o grande fundador do nosso estado, Vladimir Lenin, nos ensinou. Os soviéticos sabem bem que a guerra é uma coisa terrível. Quarenta e dois anos atrás, a Alemanha Nazista, que atentou à supremacia sobre todo o mundo, atacou o nosso país.

Queimou e destruiu milhares de nossas cidade e aldeias, mataram milhões de soviéticos: homens, mulheres e crianças. Nessa guerra, a qual terminou com a nossa vitória, nós estávamos em aliança com os Estados Unidos. Juntos nós lutamos para a libertação de muitas pessoas, dos invasores nazistas. Eu espero que você saiba sobre esta história das suas aulas na escola.

E hoje nós queremos muito mais viver em paz, para negociar e cooperar com todos os nossos vizinhos nesta terra, com os distantes e os próximos. E certamente com um grande país como os Estados Unidos da América. Na América e no nosso país existem armas nucleares. Armas terríveis que podem matar milhões de pessoas em um instante.

Mas nós não queremos que elas sejam sempre utilizadas. Essa é precisamente a razão pela qual a União Soviética solenemente declarou por todo o mundo. Que nunca, nunca, irá utilizar primeiramente as armas nucleares contra qualquer país. Em termos gerais, nós propomos interromper a produção delas e ainda a proceder à supressão de todo o seu estoque existente na Terra.

Parece-me que esta é uma resposta suficiente à sua segunda pergunta: “Por que vocês querem uma guerra contra o mundo inteiro ou, pelo menos, contra os Estados Unidos?”. Nós não queremos nada disto. Ninguém em nosso país, tampouco os trabalhadores, os camponeses e os escritores. Nem os médicos, muito menos os adultos ou as crianças, nem os membros do governo, de modo idêntico queremos uma grande ou “pequena” guerra.

Nós queremos a paz, há algo maior para nos ocuparmos como: o cultivo do trigo, construindo e inventando, escrevendo livros e voar para o espaço. Nós queremos a paz para nós mesmos e para todos os povos do planeta. Para os nossos filhos e para você, Samantha. Eu convido você, se seus pais permitirem, para vir ao nosso país, nesta melhor época, o verão.

Você terá informações sobre o nosso país. Encontrará com seus contemporâneos, visitará um acampamento internacional para crianças, o Artek, que fica perto do mar. E verá por si própria, que, na União Soviética, todo mundo é a favor da paz e amizade entre os povos. ??

Obrigado por sua carta.

Desejo-lhe tudo de melhor em sua jovem vida.

Assinado: Yuri Andropov [...]  (Com QuiaboDoido)


A carta de Samantha, respondida por Andropov, teve imensa repercussão no mundo todo e chamou a atenção para a PAZ, O DESEJO DE COEXISTÊNCIA PACÍFICA E, DE CERTA FORMA, ESSE SIMPLES ATO, AJUDOU A EVITAR UM APOCALIPSE NUCLEAR.

[...] Samantha recebeu uma série de homenagens de várias pessoas do mundo, dos russos, dos cidadãos americanos e do povo de seu estado natal.
Estadunidenses

Em outubro de 1985, a mãe de Samantha fundou a Fundação Samantha Smith, para promover o intercâmbio de estudantes entre os Estados Unidos e a União Soviética, o programa durou dez anos e encontra-se inativo.

Em Maine, uma lei estadual determina que a primeira segunda-feira de junho de cada ano é oficialmente designado como o Dia de Samantha Smith.

No museu da cidade de Augusta, há uma estátua que retrata Samantha liberando uma pomba com um filhote de urso descansando em seus pés. O filhote de urso representa tanto o estado do Maine quanto a Rússia.

Russos

A União Soviética emitiu um selo comemorativo com o seu retrato.

O asteróide 3147, descoberto pela astrônoma soviétia Lyudmila Chernykh, foi nomeado de Samantha 3147. Um diamante encontrado em Sibéria, uma montanha na antiga União Soviética e um navio também foram nomeados com seu nome.

Um monumento seu foi construído em Moscou, mas, durante a dissolução do país, fora roubado. Em 2003, Valentin Vaulin, um militar reformado, construiu um novo monumento em sua honra, sem nenhum tipo de apoio do governo.

Depois do colapso da União Soviética, a extensa cobertura da mídia russa sobre os eventos relacionados à Samantha Smith cessaram-se.

Outros

Em 1985, o músico dinamarquês Per Nørgård escreveu um concerto em viola Remembering Child em sua memória. [...] (Com Wikipédia)

FIM TRÁGICO AOS 13 ANOS DE IDADE

[...] Em 25 de agosto de 1985, Samantha e seu pai estavam retornando para casa após as filmagens da série de TV, o avião em que estavam teve problemas na aterrissagem na pista do aeroporto regional de Lewiston, em Auburn, Maine, e chocou-se no solo provocando a morte de todos os seis passageiros e dos dois tripulantes a bordo. Muita especulação sobre a causa do acidente foi divulgada posteriormente. Um inquérito foi realizado nos Estados Unidos e o relatório oficial foi tornado público. Como se afirma no relatório,[8] o acidente ocorreu por volta das vinte e duas horas, era uma noite chuvosa, os pilotos eram inexperientes e a velocidade do avião, no momento do impacto, impediu que os ocupantes sobrevivessem ao acidente. O avião do voo fatal era um Beechcraft 99 da Bar Harbor Airlines.

Samantha Smith foi velada por cerca de 1 000 pessoas em seu funeral, em Augusta, Maine, e foi elogiada em Moscou como uma campeã da paz. Participaram o ator Robert Wagner e o embaixador soviético Vladimir Kulagin de Washington, que leu uma mensagem de condolências pessoais de Mikhail Gorbachev, enquanto o Presidente Reagan enviou suas condolências a Jane Smith, por escrito: "Talvez você possa confortar-se com o reconhecimento de que milhões de norte-americanos, na verdade milhões de pessoas, compartilham a sua dor. Eles também vão estimar e lembrar de Samantha, seu sorriso, seu idealismo e sua inalterada doçura de espírito."

Samantha e seu pai estão enterrados em Houlton, onde ela nasceu. [...] (Com Wikipédia)


O QUE A HISTÓRIA DE SAMANTHA PODE NOS ENSINAR E NOS AJUDAR A MELHORAR COMO HUMANOS E COMO ESPÍRITOS EM REVOLUÇÃO E EVOLUÇÃO, NOS TENEBROSOS DIAS ATUAIS EM QUE VIVEMOS ONDE A IGNORÂNCIA E BRUTALIDADE IMPERAM POR QUASE TODA A PARTE, COM UMA HUMANIDADE EM AVANÇADO PROCESSO DE 'HUMANIDADE ZERO', DE IDIOTIZAÇÃO E DE DESUMANIZAÇÃO?

1º:  Como Espíritos Livres, Realistas e Conscientes, não podemos deixar a loucura, a idiotia, a brutalidade, a injustiça, a violência, principalmente, a tristeza que a todo o momento nos atingem nesse mundo insano, nos consumir. Sobretudo, conscientes de que a nossa Existência vai muito além de uma única vida no corpo físico.

2º: Que, apesar de toda a loucura, violência e idiotização que estão a consumir a humanidade, nós, os Espíritos Livres e Realistas, que também somos atingidos e sofremos com toda a loucura do mundo, temos sim de combater a ignorância e o mal em todas as frentes, de todas as formas, fazer o que for necessário, visando proteger todas as formas de vida na Terra, ameaçadas pelo projeto de 'Humanidade Zero', dos 1% que detém 99% das riquezas, ricos corruptopatas, políticos politicopatas e todo tipo de seres trevosos que perambulam por aí, intrafisicamente e extrafisicamente, e que avançam em seus planos nefastos, entre eles, o plano maligno que visa tornar a Terra toda um grande lixão a céu aberto. TEMOS DE COMBATER ESSA TRUPE UMBRALINA, TREVOSA, PILANTRA, IGNORANTE, TERRORISTA, CRIMINOSA E CANALHA, COM TODAS AS NOSSAS FORÇAS, INTRAFÍSICAS E EXTRAFÍSICAS, MAS NÃO PODEMOS DEIXAR DE TER EM MENTE QUE TUDO O QUE VIVEMOS E FAZEMOS, É POR UM NOVO MUNDO, MELHOR, RECONSTRUÍDO NO AMOR, NO ESCLARECIMENTO, NO PACIFISMO, NA PAZ, NA COEXISTÊNCIA PACÍFICA, NO BEM E NA JUSTIÇA, COMO O OBJETIVO PRINCIPAL DA NOSSA BREVE PASSAGEM PELA TERRA NESSA ERA.

3º: Todos os Espíritos Livres, Realistas e Conscientes, que buscam a verdade, o Esclarecimento que é a luz desse e de todos os mundos possíveis, tem a obrigação, o dever de aprenderem com esse singelo ato da Samantha Reed Smith, da Greta Thunberg nos dias de hoje, assim como, aprender com os bons exemplos de todos os que trabalham e se esforçam por um mundo melhor e também agir, especialmente, aprender com os exemplos dos desconhecidos, dos anônimos pelo mundo que estão no dia a dia fazendo coisas simples, dando exemplos de bondade, espiritualidade, e simplicidade, exemplos positivos que merecem ser atentamente observados, absorvidos e reproduzidos.

O Amor é ação, movimento, transformação, transcedência, revolução e, sobretudo, a maior força para a redenção, a purificação e, principalmente, A EVOLUÇÃO.

O combate e o Esclarecimento são inevitáveis. O Amor, a redenção e a Evolução também são.

Como Espíritos Livres e Realistas em Revolução e Evolução, desapegados de tudo, combatamos um bom combate pelo Esclarecimento que é a nossa maior tarefa nessa vida intrafísica, façamos tudo que tivermos que fazer, mas nunca esqueçamos que tudo o que vivemos e fazemos é pela Evolução, por um mundo melhor, sobretudo, que não há Evolução de fato se o dia seguinte não tiver o Amor, a maior força do Cosmos em movimento e transformação, como A Lei Suprema em nossas vidas, diante da Incomensurabilidade da VIDA, na Inefabilidade da Existência.

(Eghus Kaninnri. In A Revolução Realista)


À SEGUIR, UM POEMA-AFORISMO>>>

O que é O Amor? Uma libertação? Uma prisão? Ou um manicômio?

Aforismos

42 - Sobre o Amor

O que é  o amor?
Uma doce mentira?
Um solitário segredo?
Um sentimento sagrado?
Um insano e mórbido desejo?
O tudo ou o nada?
O começo ou o fim?
O que é o amor?
Saber ser e não ser?
Ou saber deixar de ser?
É estar longe, mas perto?
Ou abraçados, mas em outros abraços?
É saber dizer sim?
Ou não saber dizer não?
É o que amadurece a cabeça?
Ou o que infantiliza o coração?
O que é o amor?
É abrir mão? A mente? Ou a alma?
É escolher a renúncia?
Ou renunciar a uma escolha?
É aquilo que sempre existiu?
Ou o que ainda existirá?
É o que vive?
O que morre?
Ou o que nos assombra?
É uma libertação?
Uma prisão?
Ou um manicômio?
 

(In: Aforismo 44, MISCELÂNEA)

Eghus Kaninnri

XIII L.C

 O AMOR COMO FORÇA TAL COMO A GRAVIDADE

Há quem diga que O Amor é a maior força que fundamenta, sustenta e move A EXISTÊNCIA em todos os Universos, Mundos, Dimensões e Existências possíveis

LEIA MAIS: https://realismologia.blogspot.com/p/miscelanea.html

 

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas deste blog

Análise minimalista dos poemas: "Lá vai verso!" e "Quem sou eu?" de Luiz Gama

Os idiotas confessos. Texto de Nelson Rodrigues (1968)

UM POUCO DE SÊNECA: "Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida"