Omnia tempus habent




#ExistencialismoCósmico

Filosofia Supra Realista

LER, TAMBÉM:  A infinitesimal pequenez humana diante da imensidão cósmica interestelar

___________

"Omnia tempus habent", dizia Virgílio.

Tudo tem seu tempo. Mas, o que é o tempo? 

Todos sabem, cedo ou tarde, a Terra desaparecerá do mapa deste Universo Observável,Tangível, como o Sol, os demais Planetas, a nossa Galáxia Via Láctea, todas a Galáxias e também este Universo Observável-Tangível. 

Para onde eles vão? O que virarão? Poeira cósmica? Vão continuar existindo de uma outra forma? Numa outra dimensão? Virarão nada vezes nada? Tudo acabará, enfim?

A Terra, assim como todo o resto, tudo o que há, tem data de validade estimada em até alguns bilhões de anos. Observe-se: "em até alguns bilhões de anos".

Ou seja, podemos ter, enquanto civilização, milhões, talvez bilhões de anos para Evoluir e chegar a  sobreviver em algum lugar como em Star Trek.

Ou, como também já podemos estar no 'pau da viola', à beira da extinção. 

Sim! Como, O Tempo, sobretudo, na imensidão Cósmica, é relativo, e como nossos cálculos científicos bem como nossas medidas podem não ser tão precisas como parecem, já que muito sobre O Tempo se baseia na Relatividade, o combustível do núcleo da Terra já pode estar à beira de acabar e todos nós podemos estar em vias de irmos para o beleléu. Ou o próprio Sol pode estar à beira de se transformar numa Super Nova e levar todos nós juntos. 

O termo: 'cedo ou tarde', nunca fez tanto sentido, não é? 

Por isso, recomendo firmemente, que aproveitemos bem cada momento dessa 'vida louca vida, vida breve' e vivamos essa vida à mil, pois quem vive para valer jamais morre. Pelo menos, poeticamente.

Tomo I: tudo o que há

Alguns se perguntam: muitos ainda há que acreditam firmemente que nós continuamos a Existir após a morte do corpo físico. Logo, o que acontecerá com os ditos 'espíritos dos mortos' ou com 'os mortos' após o fim do Planeta Terra? 

Poderíamos até indagar de que 'mortos' está se falando? Dos 'mortos em vida' ou dos mortos já fantasmas? #Ironic :)

'Ah, mas a Terra nunca vai acabar, isso é bobagem!', dirá o néscio 'pensante'.

Lamento lhe informar animal néscio pensante, mas um dia, cedo ou tarde, talvez mais cedo do que se possa imaginar, (já que em termos cósmicos, relativamente, não há como definir 'exatamente' o que de fato é passado, presento e futuro e, que portanto, tudo o que Existe, só Existe no Agora), seja pelo Big Crunch, Big Rip, Big Freeze,  Big Bounce e seu 'Bang Bang Bang', a Terra, o Sol, todos os Planetas, a Via Láctea e todas as Galáxias, bem como esse Universo, serão varridos da face da Existência observável, transformando-se, enquanto corpos físicos, enquanto matéria, tudo, numa incomensurável 'montanha' de partículas de poeira cósmica na escuridão.

Robert Caldwell, reconhecido físico teórico americano e professor de Física e Astronomia no Dartmouth College, calcula que este Universo irá colapsar via Big Rip em 35 bilhões de anos após o Big Bang. 

Como este Universo já tem 14 bilhões de anos, restaria-lhe 21 bilhões de 'anos de vida'. 

Contudo, sem entrar no estudo do professor Caldwell, como dissemos acima, que, na realidade, o fim de tudo, da Existência e da Vida como as compreendemos, intrafisicamente, fisicamente, pode ocorrer cedo ou tarde, mas, talvez mais cedo do que se possa se imaginar, frise-se, 'já que em termos cósmicos, relativamente, não há como dizer o que de fato é passado, presento e futuro e que, portanto, tudo que Existe, só Existe no Agora'. (Vide). Ou seja, tudo é Agora.

Voltando ao assunto da 'data de validade' da Vida Intrafísica como a conhecemos, no caso da Terra, especificamente, dada a forma de viver idiota e destrutiva da maioria da humanidade, que já está em acelerado processo de 'Humanidade Zero', de idiotização e desumanização, viciada no materialismo, perdida no apego doentio às coisas materiais, sobretudo, afundada no consumismo absurdo, em resumo, em face da doentia humanidade da 'sociedade do TER', a Terra pode (mais cedo do que se pensa): se tornar inabitável pela destruição ambiental, por uma Pandemia muito mais forte que a causada pelo SARS-CoV-2 ou ser destruída, num piscar de olhos, por uma hecatombe nuclear, um meteoro ou até mesmo por uma rajada de vento Solar, ou ainda, em face de algum reboliço das placas tectônicas que façam revirar tudo na superfície como quando da Pangeia

Tal qual individualmente podemos sumir da face dessa realidade observável-tangível, morrer, à qualquer momento, muitas coisas podem nos exterminar enquanto humanidade, à qualquer momento, cedo ou tarde e até mais cedo do que possamos imaginar, de repente, de surpresa, do nada etc.

Em suma, seja como for, a qualquer momento nesse 'Agora', dentro do prazo de bilhões de anos calculados pelos cientistas, tudo deixará de existir. 

No caso da Terra, para fixar, tudo pode deixar de existir muito antes do que se imagina, em face da destrutiva ação humana, intrafísica e extrafísica, sobre o Planeta.

E enquanto tudo isso acontece, no Agora, na imensidão cósmica, muitos Seres pensantes, ainda se encontram perdidos no labirinto das ilusões existenciais, equivocadamente, achando que essa Humanidade é tudo o que há em toda a vastidão cósmica e que a Terra que conhecem, 'a realidade observável-tangível que podem presumir, é o único lugar, a única dimensão, a única realidade onde se pode Existir como Ser em Evolução. 

Assim como toda a Espiritologia, sobretudo, a Conscienciologia, que afirmam a sobrevivência do Ser após o colapso, a morte, do corpo físico, a Teoria Quântica do Big Bounce, que aventa a possibilidade de uma infinidade de mortes e renascimentos Universais, embora não exista, segundo o modo de compreender da ciência dita tradicional, "nenhuma evidência experimental concreta e direta, da existência de outros universos anteriores ao nosso", nos remetem ao que dizia Sócrates, segundo Platão, no Diálogo Fédon, sobre A Imortalidade da Alma:

[...] "Sim, o reviver é um fato, os vivos provêm dos mortos, as almas dos mortos existem, sendo melhor a sorte das boas e pior a das más'.

Contudo, mais adiante ele diz:

Afirmar, de modo positivo, que tudo seja como acabei de expor, não é próprio de homem sensato; mas que deve ser assim mesmo ou quase assim no que diz respeito a nossas almas e suas moradas, sendo a alma imortal como se nos revelou, é proposição que me parece digna de fé e muito própria para recompensar-nos do risco em que incorremos por aceitá-la como tal. É um belo risco, eis o que precisamos dizer a nós mesmos à guisa da formula de encantamento. Essa é a razão de me ter alongado neste mito". [...] 

___

É claro que, se você for leitor de Nietzsche, por exemplo, poderá dizer que Sócrates era um 'doente mental' ou um 'enganador, um estelionatário da filosofia', ou um sujeito que já estava desiludido totalmente com a vida e sua falta de sentido e por isso conjecturava e acreditava no mundo além, e que foi por isso que Platão deu ares de coisa complexa à crença de Sócrates para tratar do 'Mundo Ideal', como se fosse uma espécie de 'lugar VIP' no além, só para 'os bons de verdade'. No fim, todos queremos acreditar que há algo mais para além dessa realidade observável-tangível, desse mundo físico, dessa vida corpórea, e que no outro mundo, no além, na realidade não-observável e intangível para nós, poderemos encontrar toda as repostas que tanto buscamos. Mas, tudo pode ser apenas ilusão, o hiato abissal entre querer poder. 

Um médico cientista chamado, Ajmal Zemmar, e seus colegas, disseram que, por acaso, descobriram durante investigações sobre reações cerebrais na hora da morte, que a nossa vida toda passa diante de nossos olhos, no momento da morte. 

Ou seja, que as nossas 'memórias' são reprisadas por nosso cérebro nos últimos segundos antes de morrermos'. 

Disso, resulta, podemos assim o dizer, que tudo de 'Além, Céu, Inferno, Umbral, 'Nosso Lar' e tudo mais, pode não passar de mera 'alucinação de um cérebro no fim de sua jornada', como algo que a Evolução das Espécies desenvolveu para dar ao indivíduo um resumo de sua vida. (Esse estudo foi publicado na revista científica Frontiers in Aging Neuroscience em 22/02/2022. A informação também foi noticiada pela BBC Brasil). 

É claro que também podemos 'conjecturar' que temos esse momento de 'resumo' antes da morte do corpo físico e que continuamos a existir, espiritualmente mesmo assim. (Veja a série: 'O Bom Lugar/The Good Place", é bem curiosa).

Fazendo um paralelo com o Big Bounce que na prática fala de um Loop infinito de morte e renascimento em nível cósmico, que este próprio Universo colapsa sobre si mesmo e ressurge em infinitos big bang´s, em nível de tentar responder às indagações elementares: o que veio/existiu antes desse Universo? E antes? E antes? Podemos usar o trecho do Fédon no qual o Sócrates de Platão diz:"Sim, o reviver é um fato, os vivos provêm dos mortos".

Ou seja, este Universo morre, fica por um tempo no 'além, na extrafísica dos universos', e então renasce fisicamente, intrafisicamente, infinitamente.

Teorias à parte, 'por mais maravilhosas que sejam', como diz o Sócrates de Platão, o certo é que tanto a Espiritologia, a Conscienciologia, as teorias da Ciência tradicional e quântica, concordam num ponto: tudo, cedo ou tarde, morre, até o Universo. 

E para onde vai tudo e todos? Os estudiosos sérios dirão: se de fato a coisa (vida) continuar, ninguém sabe e muito menos o que se dá 'do outro lado do rio' (no Além). Só que isso, essa incerteza, é odiada pelos estelionatários da fé que precisam que haja 'céu, inferno, umbral, punições e recompensas, senão, como é que vão enriquecer sem trabalhar e vivendo na mamata nas costas de ignorantes, não é?

Tomo II: Os que estão vivos em vida e os que estão mortos em vida....

Seja como for:

"Os que estão vivos, viverão. E os que estão mortos, permanecerão mortos". (XIII L.C)

Diante da imensidão cósmica, a Terra é  só um pequeno ponto de parada. A humanidade é só um fugaz momento, diante da Incomensurabilidade da Vida e da Inefabilidade da Existência. (Vide+).

Mesmo em vida intrafísica, muitos já são como mortos, fantasmas perdidos na loucura entre essa e a outra dimensão. 
 
A humanidade intrafísica, que pode ser vista, do ponto de vista da Espiritologia, como mero canal ressomático, já atingiu um irremediável estágio de decomposição mental, moral e espiritual. Logo, doravante, tudo deve piorar drasticamente para os que habitam na Terra.

Contudo, os que estão vivos, viverão. 
 
Isto é, os que já estão despertos, vivos, cientes de que, como Seres em Revolução e Evolução, ainda são meras partículas de poeira cósmica pensantes, que a Terra é apenas um pequeno ponto de parada, que a humanidade é apenas um fugaz momento na Imensidão Cósmica, mesmo diante de terríveis e quase intransponíveis dificuldades, viverão, cientes, conscientes, livres e realistas, e, assim, seguirão na Evolução da Vida pelo Cosmos, depois da Terra. Ao menos, teoricamente.

Porém, os que estão mortos, permanecerão mortos. 

Isto é, os que ainda dormem nas ilusões existenciais, no materialismo insano e destrutivo, no apego doentio à coisas materiais, no apego doentio ao poder, no apego doentio ao dinheiro e tudo mais, achando que tais coisas preencherão o vazio do saco sem fundo, a fome insaciável de suas almas viciadas, em acelerada deterioração mental/moral/espiritual/existencial no 'tudo pelo Ter', em resumo, os que ainda preferem se manter como mortos em vida, permanecerão mortos, como os fantasmas perdidos na loucura entre essa e a outra dimensão, nessa vida, na próxima, nesse mundo, no outro e em todos os mundos possíveis, se de fato existirem. 

Então, pergunte a si mesmo: como vivo? Como um 'vivo' de fato ou como morto em vida?

 


E-Kan

Filosofia Supra Realista

Realismologia, 2022

 

 
 
=========================

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM POUCO DE SÊNECA: "Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida"

Os idiotas confessos. Texto de Nelson Rodrigues (1968)

REENCARNADO - BREVES RELATOS DE UM DOS ÚLTIMOS CAPELINOS, EXILADO NO PLANETA TERRA