Os 20 Ignudi de Michelangelo na Capela Sistina
(Imagem: "Sacrifício de Noé (com ignudi e medalhões)", De: Michelangelo Buonarroti - afrescos - 1509 - (Cappella Sistina (Vatican City, Italy). (Via Wahoo.Art.com)
Há muitas teorias sobre os Ignudi de Michelangelo. Por que raios ele colocou 20 deles no teto da Capela Sistina? O que ele queria dizer com aquilo? Seria meramente a sua assinatura? Seriam os 'super-homens' ou o super homo-sapiens do futuro, num período pós-apocalipse? Para alguns, pode ser apenas uma homenagem a quem ele considerava sua 'Soulmate', o Tommaso dei Cavalieri.
Duas frases de Michelangelo:
"Eu me aprecio bem mais do que costumo; contigo no coração, valho mais que eu mesmo(...)
Vou a qualquer lugar como quem se carrega de armas e sortilégios, que todo perigo afugenta".
Não dura o mal onde não dura o bem, / mas é frequente um transformar-se no outro. (Com Frases.Art)
MAIS SOBRE OS IGNUDI
[...] "O Ignudi" é a frase cunhada por Michelangelo para descrever os 20 nus masculinos sentados que ele incorporou aos afrescos do teto da Capela Sistina . Essas figuras são interessantes porque não se encaixam no tema das pinturas, de modo que seu verdadeiro significado tem sido um mistério no mundo da arte.
Quem são os Ignudi?
A palavra ignudi vem do adjetivo italiano nudo , que significa "nu". A forma singular é ignudo. Michelangelo adotou o nome "O Ignudi" para suas 20 figuras, dando-lhe um novo contexto histórico-artístico.
As figuras masculinas jovens e atléticas são representadas em pares de quatro. Cada par envolve cinco painéis centrais no teto da Capela Sistina (há nove painéis no total). Os ignudi aparecem nos painéis: "A embriaguez de Noé", "O sacrifício de Noé", "A criação de Eva", "A separação da terra da água" e "A separação da luz das trevas".
Os ignudi enquadram as histórias bíblicas, uma em cada esquina. Um par de medalhões em forma de bronze representando cenas do Antigo Testamento repousa entre duas das figuras ao longo das bordas externas. Um dos medalhões foi deixado incompleto por razões desconhecidas.
Cada ignudo é retratado em uma postura relaxada que não combina com os outros. As figuras estão todas sentadas e apoiadas em diversos objetos. Nas primeiras pinturas, os ignudi estavam em uma pose semelhante àqueles no mesmo painel. Quando Michelangelo chegou a "A Separação da Luz das Trevas", as poses não mostram semelhanças.
O que o Ignudi representa?
Cada ignudo representa a figura humana masculina em sua forma mais idealizada. Eles são pintados em uma espécie de mistura de classicismo antigo e super-heróis modernos (um tópico sobre o qual Michelangelo não poderia ter conhecido). O que aumenta sua intriga é que nenhum deles tinha nada a ver com as histórias da Bíblia.
Isso leva as pessoas a questionarem seu significado. Eles são apenas coadjuvantes nesta cena detalhada ou representam algo mais profundo? Michelangelo não deixou nenhuma pista quanto à resposta.
As especulações incluem que os ignudi representam anjos que supervisionaram os eventos descritos nas cenas da Bíblia. Outros acreditam que Michelangelo usou os ignudi como representações da perfeição humana. Afinal, seu físico é perfeitamente esculpido e seus maneirismos têm muito mais liberdade do que outras figuras nos afrescos.
Também existe um significado possível por trás dos objetos que cercam os ignudi. Bolotas são retratadas com cada ignudo e muitas pessoas acreditam que se referem ao Papa Júlio II, o patrono de Michelangelo.
O pontífice era membro da família Della Rovere, assim como seu tio papas Sisto IV, que construiu a Capela Sistina e para quem ela recebeu o nome. O nome Della Rovere significa literalmente "do carvalho" e uma árvore é usada no brasão da família nobre italiana.
A controvérsia do Ignudi
Diz-se que o Papa Adriano VI não gostou de nus de forma alguma. Quando seu papado começou em 1522, apenas dez anos após a conclusão dos afrescos, ele queria removê-los porque os considerava vulgares. Isso não deu certo porque ele morreu em 1523 antes que qualquer destruição pudesse ser feita.
O papa Pio IV não alvejou especificamente o ignudi, mas confrontou a nudez da capela. Ele tinha figuras em "O Juízo Final" cobertas com folhas de figueira e tanga para proteger sua decência. Isso ocorreu na década de 1560 e durante as renovações da obra de arte nas décadas de 1980 e 90, os restauradores trouxeram as figuras ao estado original de Michelangelo. [...] (Informações de GreenLane)
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Que a balança da justiça cósmica pese mais para o lado do bem e dos atos bons no final! Luz!