Reflexão sobre o fodido sistema educacional brasileiro
Reflexão sobre o famigerado e falido sistema educacional brasileiro, a partir de uma reflexão sobre o livro e a tese 'A primeira escola de professores dos Campos Gerais', de Maria Isabel Moura Nascimento.
Falido pro povão. Mas, para a elite, ainda cai como uma luva...
O livro 'A primeira escola de professores dos Campos Gerais', da Professora Pós-Doutora, Maria Isabel Moura Nascimento, reflete também a sua tese de doutorado no ano de 2004, de mesmo nome. Vide Lattes da Professora aqui. - - - Tese aqui. - - - Livro pra comprar na editora da UEPG, aqui. - - -.
Trata-se de um texto, a meu ver, realista e intrigante.
Através da pesquisa da Professora Maria Isabel Moura Nascimento, podemos observar que, claramente, mesmo com a criação de escolas e formação de professores na região dos Campos Gerais, o sistema educacional não beneficiou a todos de forma igual.
Ao invés de ajudar todos de maneira justa, ele favoreceu principalmente os mais ricos e os filhos de imigrantes, deixando muitos pobres e moradores de áreas rurais sem uma boa educação.
E em sua pesquisa, à época, a Professora Maria Isabel diz, em suas palavras, óbvio, que apesar das promessas do governo de melhorar a educação para todos, isso foi feito de maneira controlada, sem realmente mudar a vida dos mais necessitados.
Quer dizer, as escolas públicas foram criadas, mas sem os recursos e apoio necessários para que todos tivessem acesso a uma educação de qualidade. Assim, a educação serviu mais para manter as desigualdades do que para resolvê-las.
Isso, reforça minha tese de que a educação, o sistema educacional em si, essencialmente e historicamente, ainda que hoje em dia pareça algo mais 'democrático' é, sempre foi e será, um sistema feito pela elite e para a elite.
O sistema educacional claramente ainda elitizado, mas com a aparência de ser 'totalmente progressista e universal', pensa na maioria da população, no povão, apenas como mera mão de obra a ser qualificada.
Nesse sentido, o povão de forma geral, ainda continua sendo meramente 'instruído' e 'formatado/adestrado/treinado' para servir a elite.
O mais tragicômico de tudo, essa é nossa reflexão aqui, é que muitos do povão ainda defendem ferozmente os seus algozes corruptopatas, politicopatas, religiopatas e outros tipos criminosos, 'antigamente', chamados de Patrões e Coronés. Quer dizer, o sistema educacional elitizado ainda funciona bem e nos mesmos moldes de 'antigamente'.
É claro que não é só no Brasil que o sistema educacional é fodido. No mundo todo o sistema educacional é elitizado, feito para favorecer as elites e as escolas e universidades são instituições de reprodução do sistema elitizado, dinheirista, materialista, que tem como base o apego doentio às coisas materiais, o consumismo sem freios e acúmulo de coisas, e que faz do povão mera massa de manobra, mão de obra precariamente instruída/qualificada super-barata para justamente manter as elites no bem bom enquanto o povão trabalha noite e dia feito burro, cavalo e boi para manter a coisa toda.
Teve avanços para 'menos piorar/melhorar' as coisas? Mais ou menos e em alguns pouquíssimos lugares. É por isso, por esse 'menos piorar/melhorar' que as elites forçam a barra e através de suas marionetes politicopatas, estão há tempos sucateando a já precária educação pública e privatizando-a à começar pela terceirização, para lá na frente, tornar tudo uma 'privada' de fato. É um rolo compressor e todos serão esmagados. É inevitável, ainda mais com a maioria da população mundial mergulhada de cabeça no lamaçal da idiotização em massa via redes umbrais sociais.
Portanto, isso, esse estado de coisas, que já vem desde a sua fundação mas que piorou drasticamente nesse 'belo e rico mundo de recursos vastos, conhecimento, tecnologia e ciência', um dia vai mudar para melhor de fato? Duvido. A tendência é piorar e muito antes do caos total devorar tudo e todos. Infelizmente.
--------------
E. E-Kan
.
.
.
LEIA TAMBÉM:
A tragédia da educação brasileira faz a alegria das elites corruptopatas
---
Na nova era da tecnologia com IA, a educação como a conhecemos se tornará obsoleta
-------
O desencantamento sobre a universidade, a precarização do conhecimento e as consequências
--------
O grande faz de contas da educação brasileira
-----
O sucateamento da Educação Pública Brasileira
--------
Florestan Fernandes, Gilberto Freyre e "a grande questão brasileira"
--------
Escola e universidade...
----------
Os alertas ignorados sobre o sucateamento da Educação Pública no Brasil
----------------
A educação (como está) não muda muita coisa, ela apenas mantém a podridão do mundo
-----------
Comentários
Postar um comentário
Que a balança da justiça cósmica pese mais para o lado do bem e dos atos bons no final! Luz!