Crowley viajou perto das 21:00...


Crowley faleceu em 1º de dezembro de 1947, perto das 21:00, aos 72, em Hastings, na Inglaterra, por complicações cardíacas agravadas por uma bronquite crônica.

Quatro dias depois, no crematório de Brighton, foi realizado o chamado "Último Ritual", que incluiu leituras da Missa Gnóstica e de seu famoso Hino a Pã, reforçando seu legado como uma figura central do ocultismo moderno.

Edward Alexander Crowley, mais conhecido como Aleister Crowley, foi um influente ocultista inglês que marcou a história do esoterismo. Nascido em 12 de outubro de 1875, em Royal Leamington Spa, ele fez parte da Ordem Hermética da Aurora Dourada e fundou a doutrina Thelema, baseada no princípio “Faz o que tu queres”. Crowley também cofundou a Astrum Argentum (A∴A∴) e liderou a Ordo Templi Orientis (O.T.O.), organizações dedicadas a estudos ocultistas e espirituais.

Sua obra mais famosa, O Livro da Lei, é o texto sagrado da Thelema, mas ele também escreveu sobre magia cerimonial, cabala e outros temas místicos. Além de suas contribuições ao ocultismo, Crowley era poeta, dramaturgo, alpinista e um premiado jogador de xadrez. Com um estilo de vida polêmico, ele desafiou os valores morais e religiosos da época, abraçando um hedonismo libertário que o tornou alvo de críticas. A imprensa o apelidou de "o homem mais perverso do mundo", mas sua influência continua viva entre estudiosos e praticantes de esoterismo.

Curiosamente, seus rituais, suas mandingas ocultistas, seus estudos sobre demônios e espíritos em geral, com invocação através dos grimórios e da Ars Goetia não o livraram de uma bronquite que o levou à morte cardíaca.

No final, parece que tudo é só signo e significado, símbolo e simbologia, o 'querer acreditar' do ser humano diante de sua dramática mas simples finitude. Mas, cada um, cada um...

----

Pesquisa e texto de: E. E-Kan

 

(Com informações-fontes constantes nos livros e sites da bibliografia no link: https://cutt.ly/0eKlmYkj). 


#AleisterCrowley #Ocultismo #Thelema #Esoterismo #Magia #História #Espiritualidade #LivrosSagrados

#filosofia #historia #literatura #livros #leitores #brasil #post #trend #trending #brasileiros #hoje #today

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM POUCO DE SÊNECA: "Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida"

Os idiotas confessos. Texto de Nelson Rodrigues (1968)

REENCARNADO - BREVES RELATOS DE UM DOS ÚLTIMOS CAPELINOS, EXILADO NO PLANETA TERRA