Caspar David Friedrich



Caspar David Friedrich dizia, em suas anotações:

"Fecha teu olho corpóreo para que possas antes ver tua pintura com o olho do espírito. Então traz para a luz do dia o que viste na escuridão, para que a obra possa repercutir nos outros de fora para dentro".

_____

“Two Men Contemplating the Moon”, de Caspar David Friedrich, 1819-20
___________

[...] (Dois Homens Contemplando a Lua) é uma das pinturas mais conhecidas de Caspar David Friedrich que pintou várias versões, e também uma variante em que as duas figuras são um homem e uma mulher (1835). É suposto que a versão de 1819/20 na Galerie Neue Meister em Dresden seja a original.

Os dois homens que contemplam a lua foram identificados supostamente como sendo o próprio Friedrich, à direita, e seu jovem e talentoso colega August Heinrich (1794-1822).
O clima de contemplação piedosa se relaciona com o fascínio pela lua como expresso na poesia contemporânea, literatura, filosofia e música. As duas figuras são vistas por trás para que o espectador possa participar de sua comunhão com a natureza, que os românticos viam como uma manifestação do Sublime. Embora a paisagem seja imaginária, ela se baseia em estudos da natureza que Friedrich fez em várias regiões, em momentos diferentes.

Os dois homens usam antigas vestimentas alemãs, que tinham sido adotadas em 1815 por estudantes radicais, como expressão de oposição às políticas ultraconservadoras então sendo aplicadas na sequência das guerras napoleônicas. A firmeza patriótica de Friedrich deliberadamente ignorou o decreto real de 1819 proibindo esta prática e retratou figuras em trajes tradicionais até a sua morte. [...] (Com Arteeblog)

 

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas deste blog

UM POUCO DE SÊNECA: "Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida"

Análise minimalista dos poemas: "Lá vai verso!" e "Quem sou eu?" de Luiz Gama

Os idiotas confessos. Texto de Nelson Rodrigues (1968)