Sobre falar a verdade e ser de verdade num mundo de mentiras, enganações e violência


O personagem da charge de Frank Cotham, em tradução livre, diz: "Por que você não pode ser mais como Hutchinson? Você não o ouve reclamar"

___

Nietzsche dirá em Crepúsculo dos Ídolos, aforismo 2, o seguinte:  "O mais corajoso dentre nós, só raramente tem a coragem de afirmar aquilo que sabe verdadeiramente".

E ainda, em A Gaia Ciência, no aforismo 82, ironicamente, ele diz: "Na boa sociedade é preciso nunca procurar ter razão sozinho e completamente, como o quer toda a lógica pura". 

Os que se dizem 'de verdade', verdadeiros, sinceros, honestos, e os que tentam ser de verdade, tanto quando possível, teriam a coragem de dizer a verdade na mira de uma arma? E numa situação dessas, a verdade importaria?

Ou, então, teriam a coragem de contar seus segredos mais recônditos? Afinal, todos, sem exceções, por mais isolados e parados que sejam, tem pelo menos um segredinho sujo, uma coisinha bem escondida, afinal, não existe santinho em nenhuma parte desse mundo, sobretudo atualmente, com a maioria esmagadora da humanidade já em acelerado processo de idiotização, gadização e desumanização, estando, por isso, já em um avançado estágio de putrefação mental, moral e espiritual.

Quero dizer: os que pretendem ser de verdade e que se dizem de verdade, verdadeiros, honestos, sinceros e justos consigo mesmos, teriam a coragem de ser de verdade, mesmo? Isto é, de cara limpa e de cabeça erguida diante do espelho e em todo o lugar, andando sem medo de que seus segredos mais recônditos um dia se revelem, diante de si mesmos, cientes e conscientes de seus podres, erros, maldades, perversidades, perversões, desejos sombrios, e até do tesão oculto?

Sim meus amigos, há uma diferença abissal entre 'se dizer de verdade, querer ser de verdade e Ser de Verdade de fato, sobretudo, viver relativamente 'numa boa' com todas as mentiras dos outros, com todas as enganações e absurdos do mundo cão, sobretudo, conviver com a sua verdade pessoal, suas mentiras e com tudo aquilo que não deve ser revelado, que deve ir contigo para o túmulo. Em resumo, para Ser de Verdade de fato, nesse termos, num mundo cão insano e brutal como esse em que estamos, é preciso uma puta coragem e também, é claro, uma boa dose de loucura'.

Portanto, penso firmemente, que todo aquele que se coloca na posição de intocável e 'inafetável' pela podridão do mundo, achando que nunca terá a lama do mundo sequer em sua roupa ou seu corpo, principalmente, os que se colocam na condição de impolutos e incorruptíveis, como Maximilien François Marie Isidore de Robespierre, acabam como Robespierre, literalmente ou sentido figurado e pior que isso, desiludidos com as próprias ilusões. 

Nietzsche ainda dirá em, Fragmentos Póstumos 1880-1881, o seguinte: "Como o homem tem necessidade de ilusões para viver bem!".  

Com efeito, se há algo muito pior do que se desiludir com algumas verdades, esperanças e expectativas factíveis falhadas é se desiludir com as próprias ilusões. Isso sim, seria o cúmulo de uma vida fake. Mas, o que são certas esperanças e expectativas senão ilusões, mentiras que contamos para nós mesmos? 

Trecho do nosso livro, Trabalho Cerebral:

[...] Os que tentam ser de verdade vinte e quatro horas por dia num mundo de mentiras e enganações, gradativamente, vão se tornando invisíveis aos próprios olhos e aos olhos daqueles que já não enxergam mais nem um palmo diante do próprio nariz.

Portanto, é recomendável doses homeopáticas de mentiras sinceras várias vezes ao dia, por vários períodos da vida.

Assim, evita-se a invisibilidade total, preserva-se a sanidade e a imagem que os outros tem de você.

Contudo, fica a indagação: quão amargo, doloroso e insuportável pode ser tal paliativo aos que tentam ser de verdade, ainda que aos trancos e barrancos, conscientes de suas incomensuráveis limitações e imperfeições?
___
___
__
_
(E-Kan) 🎭🃏
In___Livro: Trabalho Cerebral, em construção / cutt.ly/iZIXc0M
---
#Filosofia #FilosofiaRealista #FilosofiaSupraRealista #Livros #Leitura #estudos #esclarecimento #vida #experiencia #autoconhecimento #love #loveislove #brasil#emerson #literatura #bookstagram #art #arte #mundo #word #world #space #teoria #livros #instagood #is #brasileirosemportugal #brasileirosnoseua #life #lifestyle
---

Imagem: 
Frank Cotham

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM POUCO DE SÊNECA: "Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida"

Os idiotas confessos. Texto de Nelson Rodrigues (1968)

REENCARNADO - BREVES RELATOS DE UM DOS ÚLTIMOS CAPELINOS, EXILADO NO PLANETA TERRA