Caminhos e caminhos
Goethe dizia: "Nem todos os caminhos são para todos os caminhantes".
E também: "Seja ousado e forças poderosas virão em sua ajuda".
Já Sêneca, em sua quarta carta a Lucílio, dizia:
"Mantenha-se como você começou, e se apresse a fazer o que é possível, de modo que você possa ter mais prazer de uma mente aperfeiçoada que esteja em paz consigo mesmo".
Quantas vezes na vida nos perguntamos: Qual é o meu caminho? Algum dia encontraremos o caminho de verdade? Há um caminho de verdade? Já passamos da entrada do caminho? Só temos um caminho ou vários caminhos? Será que a busca pelo caminho é uma busca sem fim? "Todos os caminhos levam à Roma? Ou “Mil ruas levam os homens a Roma”, como diria Alain de Lille, " Ou seja, não importa o caminho que sigamos, trilhemos, caminhemos, afinal, tudo vai dar na mesma?
Reflitamos: durante a vida toda, procuramos 'o caminho à seguir'. Muitas vezes nos perdemos na busca por esse caminho e muita vezes nos deparamos com o dito: "O sonho acabou", anunciando que todas as esperanças, todas as expectativas, todos os desejos e todas as ilusões foram perdidas. No entanto, sempre recomeçamos. Como Diria Raul Seixas: "aprendi a ficar quieto e começar tudo de novo".
A busca para se saber o que de fato viemos fazer aqui, a busca da resposta do 'grande por que', pode ser longa ou curta, à depender das nossas escolhas e também das vicissitudes da vida. Afinal, nem tudo depende apenas de nossas escolhas, não é?
Muitos de nós encontram caminhos que parecem ser 'o caminho', mas logo percebem que não e que perderam um tempo precioso achando que aquele era 'o caminho'.
Já outros, que ousam mais e arriscam mais, encontram 'o caminho' facilmente mas, no entanto, muitas vezes, quando encontram 'o caminho', percebem que o tempo já se faz escasso.
E, então, diante do tempo que urge, alguns tentam acelerar o passo e assim se perdem no próprio caminho de vez.
Ou seja, difícil é achar 'o caminho', mais difícil ainda é se manter sem se perder no próprio caminho. Com efeito, é melhor se perder no próprio caminho do que ser um errante por toda a vida.
Contudo, independente do caminho, viva e faça aquilo que ama, pois o amor por aquilo que se vive e faz, o torna criador de um novo caminho, do seu próprio caminho.
Ainda citando Raul Seixas, na Música: Um Messias Indeciso, dissera:
"Mas foi sua própria voz que falou
Siga o seu próprio caminho
Pra ser feliz de verdade
Por sobre morros e vales
Ante ao Messias de fato
Que jamais quis ser adorado
Que jamais quis ser adorado
Ah, quantas ilusões
Nas luzes do arredor
Quantos segredos terá
Quantos segredos terá"
Emerson E-Kan
_____
Imagem: "O Caminho Protegido" de Claude Monet - 1873.
____
#reflexão #pensamentos #filosofiarealista #realismologia #i #instagood #instagram #inspiração #inspiracion #leia
Comentários
Postar um comentário
Que a balança da justiça cósmica pese mais para o lado do bem e dos atos bons no final! Luz!