Reclame, sim!


__

"Não reclame", dizem os picaretas coachlândia, os sofistas do mundo contemporâneo que tentam se passar por filósofos, pensadores e até psicólogos.

Mas eu digo: reclame, sim! E com gosto!

De Aristóteles à Freud e além, temos a “kátharsis” (Catarse), que é a liberação psíquica, o transbordamento, o extravasamento, o alívio de tudo aquilo ou pelo menos parte daquilo que nos incomoda.

Cada um tem o seu próprio processo de Catarse, de aliviar-se das cargas pesadas da vida. E reclamar é sim uma forma de Catarse.

Quem não reclama já desistiu de viver.

Muitos picaretas da Coachândia pegam frases soltas por aí, sem citar de onde a tiraram, sem demonstrar se elas de fato foram ditas ou escritas por tais pensadores, como as de Marco Aurélio, o Imperador Romano e Filósofo Estoico, e as usam para ludibriar os incautos das redes umbrais sociais que acreditam em qualquer merda que lhes dizem.

Uma das frases mais usadas pelos picaretas da Coachlândia, diz:

"Não seja ouvido reclamando da vida, nem mesmo para si mesmo".

Marco Aurélio, que muito reclamou em sua vida por causa de seus problemas físicos, doenças e tudo mais e, principalmente, reclamou com o filho psicopata, Cômodo (o mesmo do filme O Gladiador), que o sucedeu como Imperador de Roma, não está dizendo "não reclame", mas para que não seja pego reclamando ou mais precisamente: "reclame, mas com moderação".

A moderação é a base do estoicismo.

Ocorre que o ser humano, embora procure viver o meio-termo Aristotélico (que é anterior ao estoicismo) no dia a dia, no bom senso, não o consegue na maior parte das horas do dia. Por quê? Porque a vida é foda e não tem como não reclamar. Reclamar faz parte do ser humano, é parte da da vida!
 

Diante das tribulações da vida, do mundo e da sociedade de idiotas comandada por canalhas, entre tantas merdas que acontecem a toda hora, a maioria dos bilhões dos animais pensantes, vivem no limite passando de um extremo ao outro durante as 23 horas, 56 minutos e 4,1 segundos de tempo que o Planeta leva para dar um giro sobre si mesmo no Abismo da Escuridão sideral que nós chamamos de dia. De fato, nem 1% do dia, vivemos moderadamente.

Portanto, diante do mundo cão como ele é, reclamar é uma Catarse.

Reclame, com vontade, pouco, muito, exageradamente, não importa, reclame, sim! Mas, e tem bastante coisa nesse 'mas', não fique apenas na reclamação. Procure a solução dos problemas e se não encontrar de cara, persista. Mesmo porque ninguém aguenta gente rabugenta que reclama toda hora, sem parar, não é?

______

E-Kan
Filosofia Realista
🔗 https://cutt.ly/H8jDGAA 

 

- - - 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

---
---
.
.
.
.
.
---
E-mail sobre os livros, palestras e outros assuntos: ekanxiiilc3@gmail.com
.
.
.
----
Imagem: Pinterest/UKa
.
.
.
.
---
Blog: https://ekanxiiilc.blogspot.com

 





 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM POUCO DE SÊNECA: "Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida"

Os idiotas confessos. Texto de Nelson Rodrigues (1968)

REENCARNADO - BREVES RELATOS DE UM DOS ÚLTIMOS CAPELINOS, EXILADO NO PLANETA TERRA