O "novo mundo" com IA
Goste ou não, a Inteligência Artificial veio para ficar e está causando uma mudança radical em todas as áreas da vida do animal falante que se acha pensante, em todo o Planeta.
A coisa toda está se intensificando vertiginosamente e quem não se informar, não se capacitar e não se atualizar não vai apenas ficar para trás, vai ficar "excluído do mundo".
IA no trabalho
Diz a matéria da Euronews, sobre o pensamento dos trabalhadores europeus sobre a I.A :
[...] "De acordo com os resultados, muitos dos inquiridos - que vivem no Reino Unido, em França, na Alemanha, em Espanha, nos Países Baixos e em Itália - sentem que a IA vai ter um impacto significativo.
Cerca de 45% previram que a IA irá causar uma mudança "significativa" nos seus empregos no próximo ano, com mais de um terço a sentir-se sobrecarregado e preocupado por não conseguir acompanhar os desenvolvimentos nos seus locais de trabalho.
Os últimos desenvolvimentos em matéria de IA "podem ser esmagadores
"Depois da pandemia, mais uma vez, os profissionais adaptam-se a uma onda de mudança, à medida que a IA se torna mais proeminente no local de trabalho", disse Charlotte Davies, especialista em carreiras do LinkedIn.
A especialista afirmou que, embora seja compreensível que acompanhar os últimos desenvolvimentos "possa parecer avassalador", é positivo ver tantas pessoas a abraçar as mudanças e a trabalhar para aprender a aproveitar a tecnologia.
O inquérito revelou que cerca de metade queria aprender mais, sendo que 59% não dispõem atualmente de qualquer formação formal por parte da sua entidade patronal. Um terço já está a utilizar a IA no seu trabalho, com 26% a utilizar ferramentas de IA generativas como o ChatGPT". 1*(EURONEWS, 2023).
IA na Literatura
A IA já invadiu todas as áreas humanas, inclusive a Literatura.
Recentemente, o Reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR, Brasil, Miguel Sanches Neto, um grande estudioso das Letras, Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, Doutor em Teoria Literária pela UNICAMP, Pós-Doutor pela Universidade do Minho, UMINHO-Portugal e que também é Autor de diversos livros de Literatura, durante o bate papo entre autores do evento Literatura e Utopia do Minuto 3, que ocorreu entre 20/23 de setembro de 2023, disse que utilizou Inteligência Artificial na construção de alguns capítulos de um dos seus livros mais recentes:
[...] "...no romance que eu acabei de escrever...nesse livro tem capítulos que eu trabalhei com inteligência artificial...capítulos foram construídos pela Inteligência Artificial, alguns capítulos apenas né, até porque eu queria fazer essa essa experiência de como é escrever ficção utilizando a inteligência artificial..." [...], asseverou Miguel. 2*(LITERATURA E UTOPIA, 2023).
No mesmo bate papo, Miguel que reconhece que a IA veio para ficar e que é preciso aprender a lidar com ela, no sentido de que é uma ferramenta para auxiliar o "fazer conhecimento", também chama a atenção para o aspecto humano-econômico do uso da IA:
[...] "...apropriação do uso das máquinas hoje falamos um pouco à tarde sobre a inteligência artificial, a apropriação dos códigos também da Inteligência Artificial é um processo necessário para as classes operárias, para as classes trabalhadoras porque elas se não elas ficam excluídas desse processo de modernização que ele é crescente..." [...], disse Miguel.
Em suma, "a IA veio e já ficou" e quem não se adaptar vai ter sérios problemas não apenas "existenciais" mas "sociais", no sentido de ter grandes dificuldades de acompanhar as mudanças radicais e extremamente rápidas que decorrem da IA, e consequentemente ter sérias e grandes dificuldades de arrumar um trabalho, de trabalhar, estudar, se relacionar com esse "novo mundo com IA", ficando, por assim dizer, literalmente "excluído do mundo", "boiando" em quase tudo.
_________
Emerson Rodrigues
E. E-Kan
_______________
Referências:
1* Link com a matéria completa, Euronews: https://pt.euronews.com/next/2023/09/27/trabalhadores-europeus-esperam-que-a-ia-tenha-um-impacto-significativo-nos-seus-empregos?utm_term=Autofeed&utm_medium=Social&utm_source=Twitter#Echobox=1695826467
2* Link do bate papo no evento Literatura e Utopia: https://www.youtube.com/watch?v=2smzw2HFCFw&t=27s
Imagens: Exordia e Print de Euronews
Comentários
Postar um comentário
Que a balança da justiça cósmica pese mais para o lado do bem e dos atos bons no final! Luz!