Não adianta nada ler montes de livros e não ter noção nenhuma da realidade

 


Este texto também está no FCS Brasil>>>

O apego doentio às coisas materiais é o Pai e a ignorância é a mãe de todos os males humanos. Mas, pior do que que ser ignorante é ler um monte de livros e não ter noção nenhuma da realidade a sua volta.

Há uma diferença abissal entre ler, ter, informação e Ler, obter Conhecimento. 'Muitos são os informados mas poucos os conhecedores, aqueles capazes de ler a realidade nua e crua, sem a vista embaçada pela ideologia, crença e outros interesses escusos'.

Não adianta nada ler montes de livros, estudar, ter títulos acadêmicos, glórias de papel, ser chamado de doutor, intelectual, escritor, pensador e não ter noção da realidade.

Ou pior ainda, ter noção, ainda que vaga, e mesmo assim se posicionar contra a realidade por fanatismo ideológico, cegueira intelectual ou canalhice.

Tem gente, por exemplo, que lê um monte de livros mas não tem noção nenhuma da covardia da invasão Russa e do quão idiota e inútil é essa guerra na Ucrânia, bem como todas as guerras pelo mundo.

E tem gente que faz muito pior, em meio à pilhas de livros lidos defendem a tirania do invasor Putin  e suas atrocidades para justificar as narrativas do seu ídolo político.

No fundo, todos os que leem montes de livros mas são ignorantes em relação a realidade, são como os soldados que são treinados para matar e morrer por uma causa, uma ideologia, sobretudo, para não pensar, apenas obedecer e cumprir ordens, ainda que absurdas, injustas e sem sentido.

Um detalhe: observe que também falamos de soldados russos ao fundo, ou seja, gente do povo russo, o povo que também gerou Tostói, Dostoiévski, Soljenítsin, Dovlátov, Bulgákov, Brodsky e tantos outros.

E-Kan

(Imagem: tanque com soldados russos, divulgação, internet)


(Post de Emerson Rodrigues, Filósofo e Editor Geral do FCSBR, há 18 anos na estrada escrevendo de maneira livre e realista sobre Brasil, Povo, Mundo, Filosofia, Extrafísica e outras coisas mais com 5 Livros Publicados de maneira independente). (Para parcerias, negócios, divulgações e outros assuntos, entre em contato pelo Email: contato@folhacentrosul.com.br).

LEIA TAMBÉM:

Toria da Humanidade Zero

As Redes Umbrais Sociais

Coluna Na Real

BLOG REALISMOLOGIA

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas deste blog

Análise minimalista dos poemas: "Lá vai verso!" e "Quem sou eu?" de Luiz Gama

UM POUCO DE SÊNECA: "Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida"

Os idiotas confessos. Texto de Nelson Rodrigues (1968)